sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Encantadora de bebês: capa rosa

Em mais uma tentativa desesperada de fazer o Pedro dormir uma noite inteira comprei o livro da Encantadora de Bebês da capa rosa. Com um nome sugestivo: " resolve todos os seus problemas", não consegui resistir. Apesar de não conseguir seguir nenhum desses livros ao pé da letra (alguém ai consegue???) eles acabam me trazendo novas ideias...

Só para esclarecer ( e para efeitos comparativos de outras mamães)
Escala Pedro de Sono

-O Pedro dorme "bem" quando: dorme quase a meia noite e acorda perto das 5:00, 6:00 da manhã pra comer e continua dormindo até as 9:30.

-O Pedro dorme mal quando: dorme quase meia noite e acorda as 3:00 e denovo perto das 05:00, 06:00 e continua até as 09:30

-O Pedro quer ferrar a mãe e o pai dele quando: dorme quase meia noite e acorda em todos os horários ímpares (não me pergunte porque, só sei que é assim) até as 9:00. 

-O Pedro é "mais lindo e mais amado ainda" quando: dorme quase meia noite e acorda as 6:00. Come e dorme denovo até as 9:00.

Bom, em primeiro lugar, muitas mamães podem me dizer que eu quero demais. Mas eu não acho que eu quero demais. Eu quero só seis horas de sono initerruptas. ai posso acordar e dar comida pra ele e voltamos a dormir como uma familia bem feliz. Esse dormir picado é uma arte que, sinceramente, tá difícil-mas não impossível- de conseguir.

Primeira alteração importante que eu não havia feito e a Encantadora sugere:
-Alterar a rotina (após os 4 meses) para alimentação de 4 em 4h.
O Pedro ainda comia de 3 em 3. E muitas vezes ele não queria comer tudo, comia um pouco e começava o show. Quando eles começam a querer levantar fica bem mais dificil sem a colaboração deles.
Mudei para 4 em 4 horas  e na verdade ainda estou me adaptando. As vezes acho que ele precisava comer mais uma vez... rs Porque a gente adora ver o filho comer????????
Esses dias o Pedro foi "mais lindo e mais amado ainda". Dormiu 6 horas, lindas horas, initerruptas. Indescritível. Delicioso.Foi só um dia, mas foi quase inacreditável!!!
E desde então, ele tem dormido quase todos os dias no nível "bem" da Escala Pedro de Sono

Rotina sugerida pela Encantadora de 4 em 4 horas.

7:00 E
7:30 A
9:00 S (de 1:30 a 2:00 de soneca)

11:00 E
11:30 A
13:00 S (de 1:30 a 2:00 de soneca)

15:00 E
15:30 A
17:00 S (de 1:00 a 1:30 de soneca- curta)

19:00 E
19:30 A (banho)
logo em seguida cama, beijo e boa noite!!!!

Ela jura de pés juntos que se você seguir o que ela manda, você dá uma mamadeira as 23:00 e bye bye. Função mamãe ativada só as 7:00 da manhã do outro dia.


Opinião: Lindo AND maravilhoso. Maaaaas, ainda não consegui colocar tudo isso na minha rotina. Primeiro porque as 19:30 ainda estou na loja. Com sorte, estamos em casa às 22:00.
Segundo que tenho dois passeios de carro para fazer com ele por dia: lá pelas 11:00 quando ele vai pra casa da minha mãe e lá pelas 21:30 quando voltamos para casa com ele.

Então estou aqui, quebrando a cabeça tentando jogar toda essa rotina umas 2 horas para cima e tentar para ver se dá certo.
Mesmo porque, eu (como vocês já devem ter percebido) adoro dormir. Mesmo que picado, interrompido, AMO estar na minha caminha. E levantar as 7:00 e manter o bebê acordado ainda não está dentro dos meus padrões de horário. (Quem sabe quando eu for um ser humano mais evoluido...)


;)

5 comentários:

  1. Mafe,

    Conheço o Alex da época do Senai e não me lembro se foi pelo face ou instagram, mas cheguei até seu blog e desde então tenho acompanhado. Acho uma graça as coisas que você escreve e como escreve.
    Também tenho um garotão em casa, o Mateus. Ele tem quase a mesma idade do Pedro, fez 8 meses dia 30. Gostaria de compartilhar com vc a nossa saga.

    O Sono sempre foi meu maior tormento, no começo não ligava de acordar de 3 em 3 horas para amamentar, mas depois conforme ele foi crescendo, parecia q de o leite não sustentava (apesar de falarem que isso não existe) e ele acordava a madrugada inteira.
    Em novembro resolvi mudar de pediatra por outros motivos, e então ela me deu uma ligeira encarcada pq eu amamentava ele de madrugada. Na hora pensei, como vou deixar o menino chorando de fome e nos primeiros dias q tentei tirar, realmente não deu certo, ele chorou, eu também e ninguém na casa dormiu. Desisti.

    Mas como você também fiquei lendo esses livros e buscando alternativas. Acho q a coisa mais importante que li, é que um bebe que se alimenta bem durante todo o dia, não vai sentir fome a noite e com isso vai dormir bem a noite. O grande problema é que o Mateus não pegava mamadeira de jeito nenhum (e eu achava q meu leite não sustentava bem), quando ele sentia o gosto do leite (Tentei Nan e Nestogeno), começava o chororo. Aí vi em um fórum, que algumas mamaes conseguiram fazer o bebe pegar o leite, colocando um tiquinho de açucar. Resolvi tentar. Durante uns 4 dias dei mamadeira para ele com açucar (1 colherzinha de chá p/ 210ml de leite), que a pediatra não leie seu blog...rsrs. Ele mamava que era uma maravilha, e então comecei a diminuir o açucar até não colocar mais nada e ele continuou mamando numa boa. Isso foi no final de novembro. Ele pegou tanto o gosto pela coisa que não quis mais saber do peito, deixou de procurar, eu deixei de oferecer e assim largou.

    A partir desse momento ele começou a dormir melhor, não dormia a noite inteira, mas já não acordava a cada 2 ou 3 horas. Melhorouuuu muiiitooo. Essa semana agora começamos a mudar a rotina dele para ele dormir a noite inteira.

    Como ele vai para escolinha, acorda cedo, por volta de 6 a 6:30. Como vi q para idade dele tem de dormir cerca de 11 horas por noite, estou colocando ele para dormir as 19:30. Então fica assim, ele janta as 17:30/18:00 as 19/19:30 toma um banho e colocamos ele para dormir. No máximo as 20 já está roncando. As 23 troco a fralda dele e dou uma mamadeira cheia, faço tudo bem devagar, sem tirar ele da cama para não despertar e, ele mama e continua o sono gostoso até as 06 do outro dia. Durante o dia, ele tira sonequinha de manha de uns 40 minutos e a tarde de 1,5 hora +/-.

    Dessa forma tem funcionado por 3 noites seguidas, espero q continue dando, pq está sendo ótimo dorimir.

    Não sei como, mas espero q isso te ajude em algo e que você consiga logo suas tão sonhadas noites bem dormidas.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ale! Que legal que vc vem aqui! O Alex lembra de vc e ficou muito feliz pelo bebe!

      Eu tentei colocar acucar depois que li seu depoimento (alias, posso publica-lo aqui?). No primeiro dia ele mamou super facil... Depois nem com o acucar ele queria. Sabe que esses dias o Alex deu leite de vaca pra ele e ele adorou. Na proxima consulta vou perguntar se pode, nem que seja um ninho, sei la! de madrugada, qndo ele acorda, to dando mingau de colher.... ele come dormindo e so acorda denovo depois de umas 3hrs.... rsrsrs

      Minhas noites tem melhorado, mas acho que o meu objetivo eh utopico kkkkkkk

      Beijo
      Mafe

      Excluir
  2. Oi Mafe, voltei, Ufa!!

    Pode publicar sim, fica a vontade! Que pena que o açucar não deu certo para o Pedro, com criança não tem lógica neh, as vezes funciona para um e outro não, por isso que temos de tentar mil coisas.

    Não acho que seu objetivo seja utópico não, muito pelo contrário. Dormir seis horas de sono seguida é o mínimo e isso é importante até para o rapazinho, alías o aprendizado deles depende da qualidade do sono neh.

    Depois que coloquei o depoimento, o Mateus passou a acordar de madrugada novamente (parece uma coisa neh?!). Como ele tinha consulta logo na semana seguinte conversei com a pediatra e ela disse que eu estava colocando ele para dormir muito cedo (20hrs), por isso acordava por volta das 04:30. Os dias que tenho conseguido colocar ele para dormir por volta das 22hrs (tentado, pq nem sempre ele consegue aguentar até esse horário), ele realmente acorda mais tarde, por volta de 06:30/07:00.

    O dificil de fazer esse horário comm ele, é que no fds quero dormir até tarde e adivinha?? Ele acorda no mesmo horário e lá vou eu madrugar de sab e domingo também. Mas fazer o que neh, nós que escolhemos colocar ele na escolinha pela manhã.

    Vi as peripécias do Pedro, descendo da cama, ele está super esperto!!!!

    ResponderExcluir
  3. Olá tenho um bebê de 2 meses ele dorme muito tarde tipo 2 h da manhã e acorda várias vezes,n sei mais o que fazer durante o dia tira sonecas e eu morta de sono, alguém me ajuda não sei o que fazer

    ResponderExcluir
  4. Olá tenho um bebê de 2 meses ele dorme muito tarde tipo 2 h da manhã e acorda várias vezes,n sei mais o que fazer durante o dia tira sonecas e eu morta de sono, alguém me ajuda não sei o que fazer

    ResponderExcluir