sábado, 13 de outubro de 2012

O leite e a volta ao trabalho.

Putz, o leite e a volta ao trabalho!
O que falar sobre isso?

Acho que tem sido uma das partes mais difíceis desse retorno: conciliar a amamentação e trabalho ( e não desistir do peito, apesar dos pesares)

A "torcida" é pelo fim do leite é grande! A maioria das pessoas é mais drástica, tipo:
-Ah, agora ele vai querer só saber de mamadeira. O leite é mais gostoso...
-Ah, com o tempo o leite acaba secando...
-Ih, você vai ver quando ele começar a comer frutinhas...
-Seu leite já não sustenta mais..

Não que as pessoas estejam erradas. Mas também não estão completamente certas!

Comigo e com o Pedro tem sido assim: Eu tiro o leite uma vez no trabalho, e realmente tenho menos leite do que antes, tendo em vista que eu tiro apenas 1 vez (uns 160ml) durante o mesmo tempo que se eu estivesse com ele, eu daria 3x o peito. As mamadas quando não estou com ele são do meu leite, quando eu tiro suficiente pro dia seguinte, se não tiver, sem neuras, ele mama NAN ou Similac.

Acontece que conforme a minha primeira semana foi passando meu leite foi diminuindo, diminuindo... E quase sumiu! Na quinta feira, véspera de feriado, meu peito tava HIPER murcho. E aqui já estava batendo aquela tristezinha do fim do peito (putz, como é dificil desmamar!!!), de tentar pensar que "fiz tudo que pude" mas aquela culpinha de ter voltado ao trabalho sempre por ali...
Acho que vale um post sobre só como a gente se sente de pensar em desmamar do peito. Ficamos MUITO dependentes desses "bichinhos" completamente dependentes da gente...

Pois é, mas ele QUASE sumiu... Folguei no feriado (todo mundo comemorando!!!) e fiquei o dia todo com o Pedro... E o peito foi enchendo... Claro, não consegui dar o peito o dia todo pra ele, ele tomou mamadeira a tarde... Mas a noite não precisei dar mamadeira, dei do meu peito mesmo. E ele não ficou acordando de hora em hora como na noite anterior, quando o peito tava muxiba.

E hoje o peito também encheu bem. Amanhã to de folga denovo, então acredito que teremos gás pra próxima semana. =D

Acho que conforme a semana passar o leite vai diminuir denovo. É dificil produzir muito ficando bastante tempo longe dele, sem o estimulo visual e sem o estimulo das sugadas. E também porque ficamos mais cansadas e o descanso é super importante pro leite não faltar!

Ah, na quarta tomei chá da mamãe da Weleda 2x. Na quinta tava murcho. Na sexta cheio.

Quero continuar amamentando pelo menos a noite. Por um bom tempo. Se Deus quiser e se Nossa Senhora das Tetas Fartas me ajudar! rs!
(Por via das dúvidas tô indo lá tomar mais uma xícara de chá da mamãe)

;)




Nenhum comentário:

Postar um comentário